A HISTÓRIA DE INTEGRAÇÃO E IRMANDADE ENTRE A ADEPOL DO BRASIL E A FENDEPOL

0
1668

Em 2013, como uma forma de fortalecer a representatividade de sindicatos de Delegados de Polícia que por razões estatutárias não poderiam estar vinculados à ADEPOL DO BRASIL, é fundada a FENDEPOL – Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil, tendo como seu Presidente de Honra o então Presidente da ADEPOL DO BRASIL – o eterno Dr. Carlos Eduardo Benito Jorge.

Um de seus fundadores e maior ideólogo, Dr. George Henrique Melão, que foi Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo- SINDPESP traz um notavel testemunho sobre a razão de criação da FENDEPOL: “A FENDEPOL nasceu devido a necessidade de um órgão de Sindical de âmbito nacional para os Delegados de Polícia, bem como para auxiliar a ADEPOL do Brasil na luta pela preservação dos direitos e garantias da categoria, visando, sempre, uma melhor prestação de serviço de segurança pública para a sociedade”.

Portanto, ambas entidades surgem vinculadas e organicamente coesas, com o propósito de trabalharem em prol das Polícias Judiciárias no Brasil e fortalecimento da carreira de Delegado de polícia.

O atual Presidente da FENDEPOL, Dr. Mozart Manuel Macedo Felix, eleito para o mandato de 2019-2022, reforça essa análise, afirmando que “a FENDEPOL foi fundada com o objetivo de suprir a necessidade de existência de uma entidade sindical de grau superior dos Delegados de Polícia Civil. Essa união dos sindicatos estaduais em um ente nacional fortalece sobremaneira a representatividade dos Delegados e desde de sua concepção a FENDEPOL foi apoiada pela ADEPOL do Brasil, a mais tradicional, importante e respeitada entidade de Delegados de Polícia do nosso país. Essa integração entre as entidades irmãs fortalece cada vez mais a defesa dos direitos e representação dos Delegados de Polícia do Brasil”.

O Presidente da ADEPOL DO BRASIL, Dr Marcelo Vargas, considera a FENDEPOL a irmã mais nova da ADEPOL DO BRASIL e com total identidade , plena importância e integração de origem com a ADEPOL DO BRASIL, até pela forma de sua criação.

Juntas a ADEPOL DO BRASIL e a FENDEPOL possuem a ampla e indiscutível representatividade da categoria de Delegados de Polícia em âmbito nacional, atuando irmanadas e vinculadas nas estratégias e trabalhos políticos e legislativos, sendo um exemplo de atuação coordenada com harmonia e eficiência.