Segurança Pública volta a ser pensada em grupo

998
7980

Foi realizada nesta quarta-feira (24), a primeira reunião após o reinício dos trabalhos do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Sinop, com a presença de representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Politec, Prefeitura de Sinop, Detran, Conselho Tutelar e Conselho de Segurança, para discutir as principais questões relacionadas a Segurança Pública do município de Sinop. O secretário executivo do GGI Estadual, tenente-coronel PM Heverton Mourett apresentou o funcionamento do GGI e como será sua manutenção.

O GGI é uma ferramenta de gestão com a participação das principais instituições de segurança pública, no âmbito federal, estadual e municipal. Para Mourett a prioridade do GGI em Sinop é eleger prioridades para serem atacadas por este grupo de instituições e dirigentes. “O próprio gabinete vai produzir o seu diagnóstico municipal. Eles vão conhecer e eleger os problemas que deverão ser atacados como prioridade de ações integradas. Eles vão verificar no rol de problemas que afetam a segurança publica no município aqueles que mais incomodam o cidadão de Sinop. Vão eleger os prioritários. Elegeu os prioritários? Vão pensar e vão produzir um plano estratégico de enfrentamento, que será uma articulação integrada entre as instituições”, afirmou.

Segundo o superintendente da Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso Arthur Nogueira a primeira ação para garantir mais segurança pública é a integração de todas as forças de segurança. “Para que possamos pensar em conjunto quais os principais problemas e atacar pontualmente cirurgicamente com ações envolvendo a todos e chamando a sociedade para essa discussão. Demonstrando assim a importância dessas ações para que possamos pensar em uma cidade mais segura, uma sociedade mais justa daqui, 10 a 15 anos, e não termos esses reflexos que algumas cidades já vivem e não é muito bom pra essas famílias que vivem nesses territórios”, informou.

Para a vice-prefeita Rosana Martinelli é muito importante a prefeitura apoiar essas ações que visam à segurança pública. “A prefeitura é uma parceira e o GGI promove ações integradas que a prefeitura e diversas secretarias vão estar participando como a Secretaria de Esporte, de Trânsito, Educação e Assistência Social, que estão ligadas diretamente com a prevenção. É de suma importância e nós temos que elencar prioridades do que vai ser resolvido no município e o GGI tem poder de ação, ele vai agir porque vai estar com todos os órgãos que realmente tem autoridade para executar. A partir do momento que elencar as prioridades vai ter resultado porque as ações serão concretizadas. A prefeitura é uma grande parceira, o objetivo é diminuir a criminalidade, pois quem sofre é a população de Sinop”, ressaltou.

 

Fonte: GC Notícias