Delegados de Polícia são indicados como titulares da pasta de segurança em diversos estados

0
1304

Pelos menos três unidades da federação já anunciaram Delegados de Polícia para assumir a Secretaria de Segurança Pública, entre eles Maranhão, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

No Maranhão, o governador eleito Flávio Dino anunciou o delegado Jefferson Portela para a pasta de Segurança Pública do estado. À frente da secretaria, Jefferson será responsável pela implantação de políticas para prevenção de crimes, combate ao tráfico e à criminalidade no Maranhão. Em seu programa de Governo, Flávio Dino apresentou como proposta para a área a implantação do programa Pacto pela Vida – com a articulação de políticas de Estado entre todos os poderes para reduzir os índices de criminalidade.

Já no Rio Grande do Sul, quem assume a pasta é o delegado da Polícia Federal Wantuir Jacini, hoje, secretário de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul. Entre suas realizações no estado, está a criação do Banco de Dados Único. O modelo permite uma avaliação mensal das instituições e dos dirigentes, estabelecendo metas de diminuição dos crimes com foco nos delitos de maior potencial ofensivo.

No Rio Grande do Norte, a delegada Kalina Leite já está com um pé na secretaria de Segurança Pública de estado, e deverá ter como adjunto, um delegado da Polícia Federal. Kalina Leite, que integra a equipe de transição do governador eleito Robinson Faria, é hoje interventora da Fundac. Se a nomeação for confirmada, será a primeira vez que uma mulher ocupará o cargo, que tem a atribuição de liderar as policias civil, militar e o Corpo de Bombeiros.